Marcadores

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Pizzaria Vignoli

             Se vamos começar este blog, começaremos bem. E para começar bem, nada melhor que: Casquinhas de pizza com manjericão, seguida de uma pizza de Pepperoni ao pesto e para finalizar brownie com cobertura de frutas vermelhas e sorvete de creme.
Uma das melhores pizzarias de fortaleza é, sem dúvida, a Vignoli. Deliciosas pizzas com um ambiente agradável tornam o Vignoli um dos restaurantes que devemos ir todas as vezes que queremos comer uma boa pizza.
A pizzaria foi inaugura em 2003, já com um alto padrão de qualidade, e em 2005 ganhou seu primeiro premio. Premio de melhor pizzaria, pela revista veja, e totalmente de acordo com a opinião deste humilde comedor de pizzas. Como disse, esse foi seu primeiro premio, mas desde 2005 ganhou todos ate 2010. O que faz ser tão boa?
Começando com o ambiente. Charmoso, acolhedor e decorado com antiguidades dão um ar gostoso e aconchegante, como se você estivesse em uma pequena cidade italiana na toscana. O único problema com a decoração é uma boneca altamente sinistra em cima de uma das arvores ( não entendo o que faz lá) e aterroriza todos que sentam a esquerda do restaurante. Garçons eficientes, rápidos e educados. E com faixa de preço, pela qualidade, razoável pizzas entre R$ 30,00 e R$ 37,00. Agora ao cardápio.
Antes da pizza, temos as entradas. Na Vignoli existem varias opções, desde carpaccio a casquinhas de pizza. Recomendo antes da pizza as casquinhas de manjericão que podem ser comidas com uma boa quantidade de azeite italiano e pimenta do reino.
Passando para a pizza, vamos começar com o básico. A massa. A pizzaria usa uma massa simples, a base de água, sal e trigo, sem fermento. Essa combinação faz com que a massa fique fina, crocante e altamente saborosa. Agora queijo, além da mozzarella normal à possibilidade de trocar em qualquer pizza a mozzarella de búfala por um preço a mais. Essa mozzarella deixa a pizza mais saborosa e mais leve, delííícia!
Molho, o pizzaiolo realmente acerta nesse aspecto, apesar de parecer, não é simples acertar a quantidade de molho em uma pizza. A quantidade é certa para que sinta o gosto do molho, mas sem atrapalhar o sabor do recheio.
O forno usado é a lenha, o que ajuda bastante em realçar os sabores na pizza.
Agora, saindo do básico e entrando no recheio das pizzas. Os sabores que a Vignoli possui são variados, não tanto quanto algumas outras pizzarias, mas atende a vários gostos. O que já provei e recomendo são:
1 – Calabresa: Pizza com calabresa fatiada e cebola, com ou sem mozzarella de búfala (a sua escolha);
2 – Carne de sol: pizza de carne de sol simples, com cebola. Simples, nordestina e deliciosa;
Pizza de lombinho com molho chutney e pepperoni.
3 - Pepperoni ao pesto: DELÍÍÍÍCIA, deu pra perceber que é minha preferida, pizza com mussarela de búfala (já é inclusa na pizza, não é por fora), fatias de pepperoni (salame italiano mais apimentado) e molho pesto por cima. Para quem não sabe, molho pesto é a base de manjericão, pinholas e azeite. Pode parecer estranho, na primeira vez, você ver algo verde em cima da pizza, mas não tenha preconceito, coma que é gostoso.
4 – Camarão: Pizza bem sortida de camarões. Gostosa, porem depois de alguns pedaços começa a ficar um pouco enjoativo, mas é uma boa pedida para amantes de camarão (Não é mozi?!)
5 – Lombinho com mango chutney: Pizza com lombinho de porco com mango chutney por cima. Bom, também é uma daquelas pizzas um pouco diferentes, o mango chutney é um molho de origem oriental, principalmente da Índia e de Goa, que tem como base Manga, pimentas e às vezes gengibre. Sem preconceito também, pois é delicioso.
6 – Vignoli: Pizza que leva o nome da pizzaria é típica italiana, vários condimentos mediterrâneos e deliciosos. Manjericão, alho, gergelim e orégano fazem uma combinação muito boa.
Essas são as principais que recomendo, mas qualquer outra pedida será uma boa escolha. O Vignoli possui uma boa carta de vinhos, para combinar com a pizza e massas. E estreando temos a nova pizza de Queijo Brie com Geleia de Damasco. Bom, estranho também, mas como disse não podemos ter preconceito. Será minha próxima pedida.
Agora as sobremesas. Deliciosas sobremesas. Seu petit gâteau é muito bom, muito bom mesmo. Existe um sorvete no cardápio que se chama Sorvete Charles, é um pouco estranho o gosto, com cobertura de café, raspas de limão e sorvete de creme, confesso que não é meu preferido. E um dos melhores é a torta de frutas vermelhas, mas essa você tem que pedir uma bola de creme por fora para ficar ainda melhor. A torta é com cobertura quente de frutas vermelhas e falta algo para esfriar e dar um gosto mais simples a sobremesa, é ai que o sorvete entra.
Como podem ver, a Vignoli é meu restaurante preferido em fortaleza e se vocês forem, irão se deliciar com a culinária verdadeiramente italiana.


Endereço: R. Silva Jatahí, 1600 - Meireles
Fone:85- 3267-9450




Um comentário:

  1. Só é caro. :~
    Mas amei a pizza do Vignoli. principalmente como a massa é. (L)

    ResponderExcluir